Convivência e Fortalecimento de Vínculos

projeto3-editado

Serviço Nacional da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ofertado de forma complementar e articulado com o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias), de modo a promover o atendimento das famílias dos usuários destes serviços, garantindo a matricialidade sociofamiliar da política de assistência social. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social. Pautado no entendimento da família como foco de ação da política pública de assistência social, prevê o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça, entre outros. Realiza-se ainda por meio de trabalhos com grupos, de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

No Brasil, é ofertado em unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou em Centros de Convivência. Em Ubatuba, pela sua característica geográfica e como forma de descentralizar a oferta do serviço, a Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social tem a GAIATO como um dos parceiros na execução do serviço, que se realiza por meio dos projetos "Arte e Convivência" e "Arte e Convivência II".

Por meio deste serviço, o GAIATO atende, atualmente, 210 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. Para tanto, oferece, de segunda a sexta, nos três turnos, por meio de oficinas, as seguintes atividades:

- Acrobacias de solo e aérea
- Circo
- Violão
- Artes Plásticas
- Teatro
- Cine Gaiato - roda de conversa e exibição de filmes

Oferecemos também atendimento psicossocial às crianças, adolescentes a suas famílias, de acordo com as necessidades apresentadas.

As atividades são gratuitas e para participar basta ser morador da Zona Oeste do município de Ubatuba.

 

Este projeto é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Ubatuba

carregando