Direitos das crianças e dos adolescentes

O objetivo desta oficina foi abordar a realidade violenta de centenas de milhares de crianças e adolescentes ainda hoje estão submetidas no Brasil e no mundo, debater direitos deste grupo social e apresentar a legislação brasileira que o protege. A oficina do primeiro dia aconteceu na Escola Municipal Tancredo Neves, sob a facilitação da coordenadora do Projeto Nossa Cara, Mariza Tardelli, que é psicóloga.

O dia começou com exibição de trecho do filme “O Contador de Histórias”, do cineasta Luiz Villaça, filme premiado com o selo da Organização das Nações Unidas (ONU). O longa narra a vida de um garoto contador de histórias, internado na antiga Febem aos seis anos de idade. Em seguida os jovens se reuniram em grupos para fazer um apanhado histórico em grupo sobre com a criança e o adolescente é visto na nossa sociedade para, posteriormente apresentar o levantamento feito, gerando discussão sobre o tema.

Depois os participantes do projeto foram apresentados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um marco jurídico que instaurou a proteção integral e uma carta de direitos fundamentais à infância e à juventude.

Trechos de outro filme foram trazidos ainda para enriquecer o tema. “Crianças invisíveis” é um compilado de sete curtas-metragens filmados no Brasil e em outros países protagonizado por personagens infantis em variados contextos de violência. Novamente os jovens puderam expressão suas opiniões sobre o que aprenderam com o filme.

O segundo dia de oficina foi dedicado a debater o contexto de violência envolvendo crianças e adolescentes dentro da realidade do município de Ubatuba. Para tanto, os jovens se reuniram em grupos para debater uma situação-problema e em seguida fazer uma dramatização da mesma. Após a atividade foi feito uma roda de conversa sobre o tema e um apanhado do aprendizado nos últimos dois dias.

ECA – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

Assista trailer do filme “O Contador de Histórias” https://www.youtube.com/watch?v=uWQ8pQJ_mWk

Assista o trailer do filme “Crianças invisíveis

https://www.youtube.com/watch?v=trGs9Jmeom0