Jovens do Projeto Nossa Cara: Juventude Caá.içara levam formação que receberam para crianças e adolescentes de Ubatuba

3121a4831a86392237c9d5c574cdc7af_XL

Capacitação visa atingir mil jovens. Ao final da etapa de multiplicação haverá seleção de projetos autorais de intervenção na cidade, a serem apoiados pelo Projeto Nossa Cara

No ano de 2015, 19 jovens do Projeto Nossa Cara: juventude Caá.içara, realizado pela ONG GAIATO com o patrocínio da Petrobras,por meio do Programa Petrobras Socioambiental,concluíram um intenso processo de formação para se tornarem agentes culturais e ambientais da cidade. Os participantes receberam formação sobre liderança jovem, cultura local (caiçara, quilombola e indígena),meio ambiente, consumo consciente e sobre direitos e deveres assegurados em instrumentos jurídicos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A metodologia de trabalho contou com a realização de oficinas temáticas, visitas às comunidades tradicionais e estímulo a ações em parceria com outros projetos e iniciativas, como a Conferência Livre de Juventude, que ocorreu no município no último ano.

Agora em 2016, os jovens estão organizados pela cidade espalhando seus conhecimentos e exercitando o protagonismo juvenil numa intensa agenda de visitas a escolas (públicas e privadas) e ONGs. Nesta etapa, espera-se capacitar mil crianças e adolescentes de 12 a 15 anos do município que tenham interesse em desenvolver projetos de intervenção local.

Para tanto, os próprios jovens do projeto produziram o material pedagógico a ser utilizado e atualmente estão fazendo um trabalho de mapear possíveis interessados, articular as visitas com as coordenadorias das instituições e fazer ações de divulgação nestes espaços, além de realizar a capacitação por meio de rodas de conversas e saídas a campo.

Os temas a serem replicados estão divididos nos seguintes eixos temáticos: protagonismo juvenil, liderança e direitos da criança e adolescentes; culturas tradicionais de Ubatuba; preservação ambiental e consumo consciente e elaboração de projetos de intervenção comunitária. Ao final da etapa de multiplicação, serão selecionadas cinco iniciativas a serem apoiadas pelo Projeto Nossa Cara: juventude Caá.içara para sua implementação.

Já está confirmada a capacitação de crianças e adolescentes das ONGs Projeto Namaskar, Projeto Tamar, Blá, Blá, Blá Positivo, GAIATO e Guarda Mirim. Nas escolas públicas estão sendo firmadas as parcerias com a Secretaria Municipal de Educação para atuação nas escolas municipais Presidente Tancredo de Almeida Neves (centro) e na Jose Belarmino Sobrinho (Puruba), e com a Diretoria Regional de Ensino para atuação em outras escolas estaduais. Algumas escolas particulares também demonstraram interesse em receber os jovens do Projeto Nossa Cara, mas os termos de parceria ainda estão em fase de aprovação.

Patrocínio Petrobras

O projeto Projeto Nossa Cara: juventude Caá.içara foi contemplado por meio de seleção pública que reflete regionalmente as diretrizes e as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental. Este processo tem foco no desenvolvimento de projetos comunitários na área de influência das unidades da companhia. Dessa forma, a empresa busca democratizar o acesso aos patrocínios e reforça o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atua e fortalece a atuação em rede de entidades parceiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Gaiato

Publicado em: http://www.tamoiosnews.com.br/portal/noticias/cidades/ubatuba/jovens-do-projeto-nossa-cara-juventude-caa-icara-levam-formacao-que-receberam-para-criancas-e-adolescentes-de-ubatuba