Educomunicação

Nossa Cara Agosto 008O objetivo desta oficina de formação foi o de construir coletivamente um produto de comunicação em torno do projeto Nossa Cara, potencializando e diversificando as formas de expressão dos jovens.

Após uma dinâmica de aquecimento com a “dança das cadeiras coopertativa”, a oficineira Gisella Hiche introduziu o tema: “O que é Educomunicação?” e discutiu com os jovens a relação desta abordagem com a afirmação do Direito Humano à Comunicação. Também foram apresentadas ações educomunicativas produzidas por jovens para jovens, como o Projeto social Viração, e oficialmente apresentados os produtos de comunicação produzidos pelo Projeto Nossa Cara, como a página do projeto no Facebook, os releases divulgados à imprensa, e debatido a sua importância no contexto do projeto. Nesse momento os jovens, foram, inclusive, convidados a se apropriar das plataformas disponíveis tornando-se produtores de conteúdo.

Em seguida os participantes foram apresentados ao formato do fanzine, uma mídia bastante usada por jovens de todo o mundo para se expressar por seu formato versátil e acessível, e convidados a produzir a sua própria revista, cujo tema proposto foi: “O que é o projeto Nossa Cara, o que já foi feito até aqui, e quais as expectativas dos participantes”. Para tanto, os jovens se organizaram em pequenos grupos, a exemplo de uma redação, e produziram o material, orientados pela oficineira. O material foi xerocado e cada participante levou seu fanzine para casa.